Considerado o maior concurso fotográfico do mundo, o Wiki Loves Monuments (WLM), anunciou na noite desta quinta-feira, 15/12, os vencedores da etapa internacional.  Das 15 fotos selecionadas, está o Palácio do Planalto, registrado pelo fotógrafo brasileiro Gastão Guedes.

 

Nascido em São Paulo, Guedes é bacharel em comunicação visual pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e possui experiência na área de design e fotografia publicitária. Com uma imagem noturna do Palácio do Planalto, símbolo da política e arquitetura brasileiras, projetado por Oscar Niemeyer, conquistou o primeiro lugar da fase nacional e a sétima posição no ranking internacional do WLM este ano.

 

"Ganhei a primeira máquina fotográfica aos oito anos de idade e, desde então, a fotografia faz parte da minha vida. Soube do concurso pela internet, pois sempre procuro oportunidades interessantes para divulgar o meu trabalho na rede. O WLM ampliou ainda mais essa possibilidade", contou Guedes.

 

Promovido pela Wikimedia Foundation, esta edição do Wiki Loves Monuments recebeu, ao todo, 277.365 imagens feitas por 10.748 fotógrafos, que foram avaliadas por juri técnico, composto por fotógrafos profissionais e professores da área. 

 

A foto vencedora do ranking mundial foi o tribunal regional de Berlim, capital alemã, feita por Ansgar Koreng. Em segundo lugar, o auditório principal do Royal Albert Hall, em Londres, do fotógrafo Colin. A terceira posição ficou com Robert J.Smith, que registrou o farol Perch Rock, no Reino Unido. 

 

Realizado internacionalmente desde 2010, somente este ano, cerca de 8.500 pessoas criaram uma nova conta Wikimedia para envio de material fotográfico. A etapa brasileira foi lançada ano passado, por nós, do Wiki Educação Brasil. Em 2016, incluímos 400 bens tombados nacionais na lista do concurso. O acervo está disponível para consulta no Wikimedia Commons.

 

Para outras informações, acesse: http://www.wikilovesmonuments.org/

Leave a comment