Com o objetivo de melhorar os conteúdos publicados na Wikipédia, museus municipais do Rio de Janeiro se reuniram para a primeira maratona de edição Rio de Museus, dia 21/02, no Museu de Arte do Rio (MAR).

 

Promovido pelo grupo Wiki Educação Brasil, filiado à Wikimedia Foundation, com ampla expertise em plataformas wiki, o evento foi organizado com o apoio da gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções – COMCOL.

 

“A parceria com a prefeitura para a realização deste primeiro edit-a-thon, em um espaço tão importante como o MAR, fortalece ainda mais nossa atuação na área GLAM (Galerias, Arquivos, Bibliotecas e Museus), segmento tão caro ao movimento Wikimedia”, destaca Rodrigo Padula, coordenador de projetos do grupo Wiki Educação Brasil.

 

As atividades foram divididas em duas etapas: uma palestra de treinamento, dia 03/02, que explicou o funcionamento da interface da Wikipédia e as vantagens da plataforma para o setor cultural, e a maratona de edição, dia 21/02. 

 

O edit-a-thon foi totalmente gratuito e reuniu representantes do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, além do anfitrião, Museu de Arte do Rio. 

 

"A maratona vai além de aprimorar conteúdo online. O treinamento de edição em plataforma de acesso aberto, voltado aos profissionais de museus, promove a democratização da cultura e a autonomia colaborativa. Isso abre um campo enorme de possibilidades criativas, que podem beneficiar os próprios museus futuramente. Temos planos de ampliar o projeto a outras instituições de memória e patrimônio do Brasil”, explica Claudia Porto, museóloga, consultora de museus e membro da diretoria do COMCOL - Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções.

 

 

Leave a comment