Em ação inédita, o Brasil participará ativamente da série 100Women, promovida pela BBC World, que, anualmente, elege as 100 mulheres mais influentes do mundo. No encerramento desta quarta edição, dia 08 de dezembro, o Wiki Educação Brasil comandará as edições de verbetes sobre personalidades femininas na Wikipédia lusófona. O editathon prevê a criação ou melhoria de artigos das 100 mulheres elencadas pela BBC para o ano de 2016, bem como de mulheres de uma área bem específica: o patrimônio histórico e cultural.

 

"Existe forte presença das mulheres nas artes, museologia, arquitetura, arqueologia e história, mas infelizmente, são pouco reconhecidas. Precisamos valorizá-las e dar a visibilidade que cada uma merece", ressalta Juliana Monteiro, coordenadora de projetos GLAM (Galerias, Arquivos, Bibliotecas e Museus), do Grupo Wiki Educação Brasil.  

 

As edições serão coordenadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, virtual e presencialmente. Nesse caso, cada cidade conta com 30 vagas disponíveis. Por isso, a entrada será por ordem de chegada. Cada pessoa deve levar seu próprio computador. Quem quiser se juntar aos wikipedistas, mas não tiver experiência na plataforma, o grupo Wiki Educação Brasil estará a postos para dar apoio online. A participação no evento será totalmente gratuita.

 

Ranking de 2016 conta com apenas uma brasileira

Liderado pela cantora norte-americana Alicia Keys, o ranking 100Women de 2016 conta apenas uma brasileira: a jogadora Marta, atacante e artilheira da seleção brasileira, destaque dos jogos olímpicos deste ano.

 

Considerada uma das melhores jogadoras de futebol da história do esporte, com recorde de gols que supera o do ídolo Pelé, Marta não tem a mesma visibilidade que seus colegas do sexo masculino.  Na Wikipédia, o verbete Lionel Messi está presente em 126 idiomas, enquanto o verbete Marta está em 42. Messi conta com oito artigos destacados na Wikipédia. Marta, nenhum. Os dados de novembro também impressionam: considerando a Wikipédia em todos os idiomas, Messi teve 69.352 visitas por dia. Marta, apenas 1.015.  Desde sua criação, a página do Messi teve 3.076 edições. Já a da jogadora Marta, 739. 

 

Para outras informações sobre a 100Women e a maratona de edição, acesse: http://bit.ly/2gZptre .

 

 

Serviço:

Tema: Ranking 100Women e protagonismo das mulheres no patrimônio histórico e cultural

Locais: São Paulo (Hotel George V – Praça Roquete Pinto, nº 9, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP) e Rio de Janeiro (Hotel OK – Rua Senador Dantas, nº 24, Centro  – Rio de Janeiro – RJ)

Horário: 9h às 18h.

Facebook: www.facebook.com/wikiedubr

Twitter: @wikiedubr

Hashtag: #100Womenwiki

Leave a comment